quarta-feira, 8 de setembro de 2010

«LOUISIANE»


Irmão gémeo do «Floride», este paquete misto (vela/vapor) da Compagnie Générale Transatlantique -fundada em 1855 pelos empreendedores irmãos Péreire, de origem lusa- foi construído nos estaleiros Caird, de Greenock, na Grã-Bretanha. Um e outro haviam sido realizados para a frota de um armador espanhol, que acabou por desistir da compra dos navios a favor da C. G. T.. O «Louisiane» (86,40m x 11,90 m) zarpou de Saint Nazaire para a sua viagem inaugural, no dia 14 de Abril de 1862, que tinha por terminus o porto de Vera Cruz (no México), após uma escala nas Antilhas francesas. Em 1866 o navio sofreu uma séria avaria mecânica, que o obrigou a se socorrer dos estaleiros de Saint Nazaire e, depois do Havre, recebendo neste último uma hélice de nova tecnologia inventada por Francis Mazeline. Em 1872 sofreu uma outra reparação importante, que compreendeu a substituição do seu sistema propulsor. O «Louisiane» voltou à sua actividade normal na linha transatlântica, até que -a 20 de Dezembro de 1875- terminou tragicamente a sua carreira, depois de ter sido abalroado, ao largo de Pauillac, pelo paquete «Gironde» da casa armadora Messageries Maritimes. Na sequência desse incidente, o «Louisiane» soçobrou em apenas 3 minutos, arrastando com ele 17 pessoas para o fundo do oceano. Entre elas encontrava-se o seu próprio comandante, o capitão Riboulet. Os sobreviventes do naufrágio foram salvos pelo causador do desastre e pelo «Iberia», navio inglês que navegava na zona do choque entre os dois paquetes ingleses.

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