sábado, 15 de janeiro de 2011

«FERDINANDO PRIMO»


Foi o primeiro navio a vapor a realizar carreiras regulares de passageiros no mar Mediterrâneo. Primeiramente, entre Nápoles e Génova e, depois, entre a Itália e Marselha. Foi construído em 1818 pela Società Napoletana, uma firma de construção naval pertencente ao capitão Pierre Andriel, pioneiro francês da navegação a vapor no canal da Mancha. O «Ferdinando Primo» era um navio de dois mastros com casco em madeira, cujo sistema propulsivo assentava, principalmente, numa máquina (desenvolvendo uma força de 45 cv ) e em duas rodas laterais de pás com 3,60 metros de diâmetro. Podia arvorar velas, no caso de falhar a mecânica ou em complemento da sua máquina a vapor de concepção britânica. Este navio -que deslocava 247 toneladas e media 38 metros de comprimento por 6 metros de boca- oferecia 16 camarotes aos viajantes mais afortunados, para além de 1 salão comum, onde se podiam acomodar mais 50 passageiros. A sua viagem inaugural ocorreu em dia indeterminado do mês de Setembro de 1818 entre as duas supracitadas cidades itálicas. Vogava à velocidade de cruzeiro de 6 nós. Desconhece-se o número de tripulantes que o «Ferdinando Primo» utilizava nas suas navegações. O projecto e a construção deste navio beneficiaram do apoio (nomeadamente financeiro) de Fernando I, rei das Duas Sicílias e seu padrinho de baptismo. Foi desmantelado num estaleiro de Nápoles, em ano incerto.

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