sábado, 12 de março de 2011

«L'AVENIR»


Soberbo veleiro (quatro mastros barca) lançado à água no dia 2 de Maio de 1908 pelo estaleiro Rickmers Rhederei und Shiffenbau AG (de Bremerhaven, Alemanha). Propriedade da Société Anonyme Maritime Belge, que o utilizou, simultaneamente, como cargueiro e como navio-escola, «L’Avenir» tinha casco de aço, deslocava cerca de 3 400 toneladas (em plena carga) e media 104,50 metros de comprimento fora a fora por 13,65 metros de boca. Possuía um grupo electrogéneo Deutz a quatro tempos, desenvolvendo uma força de 54 cv. Foi o primeiro navio da história da marinha à vela a receber um transmissor-receptor de rádio. O navio fez cinco viagens de longo curso até à eclosão da 1ª Guerra Mundial, acontecimento que o surpreendeu no Havre (França); porto onde permaneceu até 1915, servindo de alojamento a refugiados. Voltou a navegar com pavilhão belga ainda durante o conflito, sendo usado como cargueiro (de mercadorias diversas) em viagens que o conduziram a portos dos cinco continentes. Vendido em 1932 ao famoso armador finlandês Gustav Erikson, o veleiro (que conservou o seu promissor nome) recebeu alguns melhoramentos, antes de passar -em 1937- para as mãos de um novo proprietário e de conhecer a sua terceira bandeira : a companhia Hamburg-Amerika Linie, de nacionalidae alemã. O seu nome passou a ser, desde então, «Admiral Karpfanger». Por pouco tempo, já que o navio desapareceu, sem deixar rasto, em dia indeterminado do mês de Março de 1938. O naufrágio do ex-«L’Avenir» teve lugar nas proximidades do temível cabo Horn, quando o veleiro viajava com um carregamento de trigo da Austrália para a Alemanha.

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