segunda-feira, 16 de maio de 2011

«JOÃO BELO»


Pertenceu à frota da Companhia Colonial de Navegação, de 1925 até 1950, ano da sua retirada do activo. Considerado o primeiro de todos os paquetes portugueses, este navio foi construído na Alemanha em 1906 pelos estaleiros hamburgueses da já reputada firma Blohm und Voss. O seu primeiro armador, a Woermann Line, só usufruiu dele durante um ano, visto tê-lo vendido em Abril de 1907 à Hapag. Enquanto navegou com bandeira germânica (até 1919), o navio chamou-se, sucessivamente, «Gertrud Woermann» e «Windhuk». Depois de assinada a paz que pôs termo ao primeiro conflito generalizado, o paquete foi entregue ao governo britânico como parte das reparações de guerra que lhe eram devidas. As autoridades de Londres venderam-no à casa armadora Ellerman Lines, que o conservou -com o nome de «City of Genoa»- na linha de África até 1925. Nesse ano, o navio foi comprado pela Companhia Colonial de Navegação, que lhe chamou «João Belo» em honra do empreendedor ministro das colónias do mesmo nome, um capitão-de-mar-e-guerra, que deu grande apoio às companhias de navegação portuguesas viradas para o serviço comercial com as nossas colónias africanas. O que nem eram bem o caso da C.C.N., que foi criada (em 1922, no porto angolano do Lobito) e que, na realidade, se lançou nas carreiras para a metrópole e, mais tarde, para Moçambique. O paquete «João Belo» era um navio com 6 475 toneladas de arqueação bruta, que media 130 metros de comprimento. Movia-se graças à potência desenvolvida por 2 máquinas a vapor de tripla expansão,que lhe facultavam uma velocidade de cruzeiro de 12 nós. O «João Belo» podia receber a bordo 340 passageiros; aos quais oferecia condições de conforto até então nunca proporcionadas por outros navios nacionais.

1 comentário:

  1. O JOÃO BELO foi de facto adquirido pela CCN em 1928 e navegou até 1949. Não foi de forma nenhuma o primeiro paquete português. Houve muitos outros antes deste, inclusivé mais luxuosos, maiores e construídos de raiz para Portugal.
    Cumprimentos

    LMC

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