terça-feira, 3 de maio de 2011

«SAVARONA»


O «Savarona» foi realizado na Alemanha, em 1931, pelos estaleiros navais
da casa Blohm und Voss, de Hamburgo. Com as suas 4 646 toneladas de arqueação bruta, os seus 136 metros de comprimento (fora a fora) e os seus 16 metros de boca, este navio é, ainda hoje, o maior iate 'plebeu' jamais construído. A sua primeira proprietária foi Emily Roebling Cadwallader, a riquíssima herdeira do engenheiro conceptor da ponte de Brooklyn. Parece que o «Savarona» custou à milionária norte-americana a soma de 4 milhões de dólares, uma quantia faraminosa para a época. O navio foi projectado pelo gabinete de arquitectos Gibbs & Cox, que quis fazer dele o mais luxuoso iate do mundo. Em 1938, o «Savarona» foi adquirido pelo estado turco e colocado à disposição do seu líder histórico Mustafá Kemal 'Ataturk'; que se gozou dele durante uns curtos 6 meses, antes de falecer. Aquando da Segunda Guerra Mundial e a fim de o proteger dos perigos decorrentes desse mortífero conflito, o «Savaron» esteve fundeado (e inactivo) na baía de Kanlica, no Bósforo. No início dos anos 50, o iate serviu como navio-escola aos alunos da Academia Naval turca. Baseado em Heybeliada, uma pequena ilha do mar de Mármara, o antigo iate de Ataturk foi ali devastado por um incêndio acidental no ano de 1979. Esquecido durante dez anos, o «Savarona» acabou por ser comprado por um grande empresário turco, que o restaurou exemplarmente, dando-lhe o explendor que o navio tivera no passado. Hoje, o antigo navio de lazer do 'Pai dos Turcos' é, simultaneamente, uma embarcação onde se preserva e respeita a memória de Mustafá Kemal e uma unidade turística emprestada, a preço de ouro, a clientes milionários, já que o seu aluguer -por uma semana- custa a 'bagatela' de 200 000 dóláres. Ou o dobro dessa soma, se se optar pela contratação do navio com a sua equipagem completa, de 44 membros. Além de um pequeno museu consagrado à glória de Ataturk -o fundador da Turquia moderna- o «Savarona» dispo~e de várias suites luxuosas, de uma piscina, de banhos turcos, de um cinema, de uma rica biblioteca, etc. O «Savarona» está, hoje, equipado com 2 máquinas diesel com uma potência global de 7 200 hp, que lhe permitem navegar a uma velocidade de cruzeiro superior a 15 nós.

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