sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

«BROTHER JONATHAN»


Navio de passageiros de propulsão mista (vapor/velas), construído num estaleiro da cota leste dos E.U.A. em 1851. O «Brother Jonathan», que media 67 metros de comprimento por 11 metros de boca, funcionava com uma máquina a vapor, que accionava duas rodas laterais de palhetas, e com mastros, que arvoravam pano redondo e latino. Operou, inicialmente e por conta do seu primeiro armador (a companhia Edward Mills, de Nova Iorque), na linha que ligava esta cidade a Chagres, na costa atlântica do Panamá; onde os seus passageiros, que se dirigiam maioritariamente para a Califórnia (onde havia sido descoberto ouro), atravessavam o istmo por variados meios até à costa do Pacífico. De onde prosseguiam viagem, por via marítima, até San Francisco. O «Brother Jonathan» foi vendido em 1852 à famosa casa Cornelius Vanderbilt, que o mandou modificar para poder transportar um maior número de passageiros. Mas o navio só permaneceu nessa companhia até 1856, devido a uma ruptura do contrato (exclusivo) que ela tinha com o governo da Nicarágua. Nesse ano, a embarcação foi adquirida a um certo capitão John Right, que lhe deu o nome de «Commodore» e passou a utilizá-lo (sempre como transporte de passageiros) em várias rotas costeiras do Pacífico, nomeadamente naquela que unia a Cidade da Porta Dourada a Vancouver, no Canadá. O «Brother Jonathan» representou um papel importante na História do Oregon, por ter sido o seu capitão que entregou (em 15 de Março de 1859) às autoridades de Portland a notificação oficial que fazia desse território do noroeste dos Estados Unidos um novo estado da União. Em 1861, o vapor recuperou o seu nome primitivo e passou a navegar com a bandeira da California Steamer Company, voltando à carreira San Francisco-Vancouver, mas agora com escala regular em Portland. Onde conquistou a reputação de ser o navio mais rápido dessa linha, que ele cobria em 69 horas de navegação. O «Brother Jonathan» perdeu-se -na sequência de uma violenta tempestade- nas imediações de Crescent City, perto da fronteira entre os estados da Califórnia e do Oregon. O desastre ocorreu em 30 de Julho de 1865 e nele pereceram 225 passageiros e tripulantes do desafortunado navio. No naufrágio do «Brother Jonathan» -do qual só escaparam 19 pessoas com vida- perdeu-se ouro (dos garimpeiros que o utilizavam amiúde nas suas deslocações) calculado, ao valor actual, em 50 milhões de dólares. Fortuna que nunca foi possível recuperar. Este navio deve o seu nome a uma popular figura personificando o americano comum. Uma espécie de Tio Sam daquele tempo…

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