sábado, 7 de abril de 2012

«GRAND MISTRAL»


Paquete de luxo construído em França pelos Chantiers de l'Atlantique, de Saint Nazaire. Foi dado como concluído e entregue ao seu comanditário -Festival Cruise Lines- em finais de Junho de 1999. O seu nome inicial (que manteve até 2005) foi simplesmento «Mistral» e o seu primeiro pavilhão o de Itália. Na sua configuração actual, este gigante dos mares oferece 600 cabines podendo acolher mais de 2 100 passageiros. A equipagem é constituída por cerca de 600 pessoas. O «Mistral apresenta as seguintes características físicas : 47 000 toneladas de deslocamento, 216 metros de comprimento por 28,80 metros de boca por 16,15 metros de calado, oito convezes reservados aos passageiros. A sua propulsão é do tipo diesel-eléctrica e o conjunto das suas máquinas desenvolve uma potência de 24 457 cv. O navio pode atingir a velocidade máxima de 19,5 nós. Sofreu um encalhe no dia 20 de Fevereiro de 2001 ao largo da ilha da Guadalupe, nas Antilhas. Em 2005 passou a operar por conta da operadora turística espanhola Iberojet e hoje -já com o novo nome de «Grand Mistral»- arvora as cores da Ibero Cruceros, que é, na realidade, uma filial da Carnival Cruise Lines, empresa gigante do turismo marítimo sedeada em Miami. Tal como os seus grandes rivais, o «Grand Mistral» oferece aos seus passageiros instalações dignas de um hotel de luxo : restaurantes, bares, 'night clubs', salas de espectáculo, 'boutiques', piscinas, saunas, centro de 'fitness', pista de 'jogging', ginásios e respectivos equipamentos desportivos, etc. O «Grand Mistral» tem navegado, nestes últimos anos, com pavilhão de conveniência. Isto, em função dos interesses fiscais dos seus proprietários e/ou armadores. Até já esteve registado na ilha da Madeira. Pensamos que, actualmente, o seu porto de registo é o de Mata-Utu, capital das ilhas Wallis et Futuna (na Oceania francesa) e que o navio arvora a bandeira desse longínquo território.

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