quarta-feira, 11 de julho de 2012

«U-156»


Submarino da marinha de guerra hitleriana. Era um navio do tipo IXC e foi construído em 1941 no estaleiro AG Weser, de Bremen. Deslocava 1 232 toneladas em imersão e media 76,80 metros de comprimento por 6,80 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por 2 máquinas diesel (desenvolvendo uma potência global de 4 000 cv) e por um grupo de motores eléctricos. Podia mergulhar e evoluir a 230 metros de profundidade. O seu armamento principal era constituído por 6 tubos lança-torpedos e por uma peça de artilharia de convés de 105 mm. Tinha uma guarnição que variava entre os 48 e os 56 homens. O seu único comandante foi o capitão-tenente Werner Hartenstein. O «U-156» pertenceu à 2ª Flotilha de Submarinos e esteve estacionado (desde Janeiro de 1942) na base de Lorient, na França ocupada. No decorrer a sua vida operacional, este submersível da Alemanha nazi atacou (a tiros de canhão) a refinaria de petróleo de Aruba, nas Antilhas, e afundou 20 navios dos Aliados e de países neutros, totalizando cerca de 100 000 toneladas. Entre as suas vítimas figuraram o «Alegrete» (navio brasileiro de 5 970 toneladas) e o «Laconia» (transporte britânico com 20 000 toneladas de arqueação bruta). O «U-156» não sobreviveu à guerra, tendo sido destruído –a 8 de Março de 1943- a leste da ilha de Barbados por cargas de profundidade lançadas de um hidroavião ‘Catalina’ da aeronaval norte-americana. Toda a guarnição do submarino (53 homens) pereceu. Nota final : o episódio do torpedeamento do «Laconia» (ocorrido a 12 de Setembro de 1942) ficou na História da 2ª Guerra Mundial como um dos mais curiosos dessa época. Isso, porque o transporte britânico levava a bordo –aquando do seu funesto encontro com o «U-156»- um elevado número de prisioneiros italianos, que o comandante Hartenstein quis socorrer; acto humanitário que colocou em risco o submarino alemão e provocou, por essa razão, a ira e a intervenção do almirante Doenitz, que proibiu a sua repetição.

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