sábado, 10 de agosto de 2013

«ATLÂNTICO»

Este navio misto (vapor/velas) foi o primeiro adquirido para a frota da Empresa Insulana de Navegação, companhia de transportes marítimos que, em Dezembro de 1871, sucedeu à Lusitana, uma sucursal portuguesa da firma britânica Bayley & Leetham. Este navio passou a garantir uma carreira regular entre Portugal continental e o arquipélago dos Açores, em conformidade com um contrato estabelecido entre o seu armador e o Estado. O «Atlântico», que se apresentava com uma arqueação bruta de 1 032 toneladas, media 67,60 metros de comprimento por 8,10 metros de boca. Foi construído nos estaleiros J. Key, de Kinghorn, na Grã-Bretanha, que o lançaram à água no dia 28 de Junho de 1866. Propriedade da Union Steam Ship Company, foi registado pela primeira vez na capitania do porto de Southampton, usando o primitivo nome de «Dane». Quando passou a hastear o pavilhão azul e branco do Reino de Portugal, o navio estava preparado para acolher 110 passageiros em condições de conforto relativamente boas. O sistema propulsivo do «Atlântico» era constituído por 1 máquina a vapor e por 1 hélice, mas também pelo pano redondo e latino arvorado pelos seus 2 mastros. O seu historial (na realidade, pouco conhecido) refere uma colisão no estuário do Tejo -em 14 de Maio de 1877- com uma embarcação que não conhecemos. O «Atlântico» da E.I.N. manteve-se na carreira dos Açores até 1877, ano em que foi substituído por um navio mais moderno.

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