domingo, 1 de dezembro de 2013

«SAM BRAZ»

Navio-tanque da Armada Portuguesa, cujos efectivos integrou em 1942. Foi construído pelo Arsenal do Alfeite. Durante os duros anos da Segunda Guerra Mundial, foi o único navio português a assegurar o transporte dos combustíveis  que abasteceram o nosso país. Na sua configuração primitiva, o «Sam Braz» deslocava 7 375 toneladas e media 107,75 metros de longitude por 15,15 metros de boca. O seu calado era de 5 metros. A sua única máquina (acoplada a 1 hélice) desenvolvia uma potência de 2 820 bhp e autorizava-lhe uma velocidade de cruzeiro de 13 nós. Em 1942, contava com uma tripulação de 41 membros. No ano de 1967 esta unidade foi objecto de grandes transformações, que a converteram em navio de apoio logístico. O antigo petroleiro foi, então, equipado com novas valências, nomeadamente com um hospital, alojamentos suplementares para a marinhagem e especialistas (a sua guarnição passou, então, para 100 homens), pista para receber e operar 1 helicóptero, 2 lanchas de desembarque pequenas, etc. As suas capacidades de transporte de líquidos passaram a ser as seguintes : 3 000 toneladas de fuel, 40 toneladas de gasolina 'aviação', 50 toneladas de lubrificantes e 100 toneladas de água potável. O nome do navio também foi alterado para «São Brás» (para respeitar a grafia do tempo) e foi-lhe conferido o designativo de amura A 523. Em 1970, o «São Brás» -que foi chamado a participar nas guerras coloniais- recebeu 1 peça de artilharia de 76 mm, 2 AA de 40 mm e mais 2 outras antiaéreas de 20 mm. Este navio esteve em serviço operacional nas águas de Moçambique, aquando do conflito armado com a FRELIMO. Curiosidades : esta unidade da Armada, que foi retirada do activo em 1976 e desmantelada posteriormente, perdeu -depois da sua modernização- 1 000 toneladas de deslocamento. A fotografia anexada (que pertence às colecções do Museu de Marinha) mostra o navio na sua segunda fase de vida.

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