domingo, 5 de janeiro de 2014

«AUSONIA»

Lançado à água a 5 de Agosto de 1956 pelos Cantieri Reuniti dell'Adriatico (de Monfalcone), este navio -encomendado pela companhia Adriatica Lines- destinava-se, inicialmente, a servir numa carreira que partia de Trieste e fazia escala nos portos intermediários de Veneza, Brindisi, Alexandria, Beirute, Pireu (Atenas) e Bari. O «Ausonia» permaneceu nesse trajecto durante algum tempo, alternando (até 1978) essas viagens com cruzeiros no Mediterrâneo. Depois de ter sido sujeito a grandes trabalhos de modernização, que aumentaram o numero de passageiros de 530 para 690, o «Ausonia» foi posto à venda. Com 11 879 toneladas de arqueação bruta, este bonito navio de passageiros media 160 metros de comprimento por 21,30 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por turbinas a vapor, cuja potência lhe permitia navegar à velocidade de cruzeiro de 25 nós. A sua tripulação nunca ultrapassou os 215 elementos, mesmo quando, no final da sua carreira, este navio viu a sua capacidade alargada para 750 passageiros. O «Ausonia» é um belo exemplo de longevidade, pois navegou durante 52 longos anos ao serviço do seu primeiro e identificado armador (que chegou a fretá.lo à First Choice Holidays, durante 4 anos) e mais tarde -entre 1978 e 1998- com as cores de Itália Crociere Internazionali. De 1998 a 2005 arvorou o pavilhão do armador Louis Cruise Lines, que registou o navio em Chipre e que lhe substituiu o nome de origem pelo de «Ivory». De 2005 a 2009, o navio integrou a frota da Golden Star Cruises, passando a denominar-se «Aegean Two». Em 2009, o antigo «Ausonia» foi retirado do activo, devido à sua evidente vetustez, e baptizado com o seu derradeiro nome de «Winner 5». O contrato de desmantelamento deste navio foi feito com uma companhia indiana de Alang, que iniciou as operações de corte no ano seguinte. Curiosidade : a foto mostra o «Ausonia» no início da sua carreira, navegando diante da monumental cidade de Veneza.

Sem comentários:

Enviar um comentário