segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

«CORINTHIAKOS»

Construído, em 1910, no Reino Unido pelos estaleiros Craig, Taylor & Cº Ltd., de Stockton-on-Tees, para a casa armadora britânica Tatem Steam Navigation, de Cardiff, este navio chamou-se primitivamente «Bideford». Em 1922 foi vendido à North Shipping, de Newcastle, passando a chamar-se, até 1933, «North Anglia». Adquirido, nesse ano,  por um armador mediterrânico -M. A. Embiricos, de Atenas- o navio passou a hastear bandeira grega e a denominar-se «Corinthiakos». Nome que usou até ao dia do seu afundamento, ocorrido a 20 de Novembro de 1942, quando navegava de Lourenço Marques (na então África Oriental Portuguesa) para o porto de Aden, com um carregamento de 5 000 toneladas de carvão. O soçobro deste velho navio grego (desarmado e sem escolta) foi provocado por torpedos expedidos do submarino alemão «U-181», que se entregava à guerra de corso no oceano Índico e que o surpreendera a 35 quilómetros a nordeste do farol de Inhaca. Dos seus 32 membros de equipagem, houve a lamentar 11 mortos. Os restantes foram salvos por um rebocador português em serviço naquela zona. O «Corinthiakos» era um cargueiro com 3 562 toneladas de arqueação bruta, que apresentava as seguintes dimensões : 110,40 metros de comprimento, 15,50 metros de boca e 6,40 metros de calado. Movimentava-se graças a 1 máquina a vapor de tripla expansão (que desenvolvia uma potência de 310 nhp) e 1 hélice. Velocidade máxima : 10 nós.

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