domingo, 17 de maio de 2015

«PATRIARCH»

Este veleiro dos séculos XIX e XX (uma galera de 3 mastros com casco de aço) foi construído, em 1869, nos estaleiros da firma Walter Wood, de Aberdeen. Pertenceu à frota da Aberdeen White Star, casa armadora também ela com sede nesse porto escocês. Foi concebido para o comércio da lã com a Austrália. Mas dispunha de alojamentos para 40 passageiros. Este elegante navio apresentava 1 405 toneladas de arqueação bruta e media 68 metros de comprimento por 11,60 metros de boca. O seu calado era de 6,70 metros. A sua viagem inaugural terminou em Sidney no dia 10 de Fevereiro de 1870, depois de 74 dias de navegação pela rota do cabo Horn. Era um veleiro extremamente veloz, tendo chegado a vencer o seu famoso concorrente «Cutty Sark» com um avanço de três dias de vantagem na mesma rota. Em fins do século XIX, passou a diversificar os seus portos de destino e a carregar outras produtos, como, por exemplo, carvão. Em finais de 1898, foi vendido ao armador norueguês G. T. Mousen, de Stavenger por 3 150 libras. Passou, então, a frequentar rotas africanas e americanas, com mercadorias diversas e típicas desses destinos. Até que, no dia 23 de Fevereiro de 1912, após mais de 40 anos de úteis serviços, o «Patriarh» encalhou nuns recifes da baía de Corrientes, em Cuba, e se perdeu totalmente, mas sem morte de marinheiros.

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