terça-feira, 19 de maio de 2015

«STARK»

Esta fragata da armada dos Estados Unidos pertencia à classe 'Oliver Hazard Perry', tendo sido o 25º navio desse tipo a sair dos estaleiros navais norte-americanos. O «Stark» foi construído em Seattle, pela firma Todd Pacific Shipyard. Foi incorporado nas forças navais do seu país no dia 23 de Outubro de 1982. Deslocava 4 200 toneladas em plena carga e media 136 metros de comprimento por 14 metros de boca. O seu calado era de 6,70 metros. A propulsão do «Stark» era garantida por um duplo conjunto de turbinas a gás, que desenvolviam uma potência global de 41 000 shp. Força que proporcionava a este navio uma velocidade máxima rondando os 30 nós. Estava equipado com moderno equipamento electrónico de ajuda à navegação e de processamento de tiro e armado com 1 canhão de 76 mm, 4 armas AA de calibre 12,7, 6 tubos lança-torpedos de 324 mm e com 1 bateria de lançamento de mísseis anti-navios 'Harpoon'. Dispunha ainda do préstimo de 2 helicópteros SH-60. A sua guarnição era formada por 205 homens e por uma equipa de 6 pilotos (dos hélis) mais 15 especialistas da manutenção dos ditos aparelhos. A notoriedade do «Stark» provém do facto de -no dia 17 de Maio de 1987, em plena guerra Irão-Iraque- ter sido alvejado com dois mísseis 'Exocet', disparados por um Mirage F-1 iraquiano. A agressão custou aos americanos 37 mortos e 21 feridos, para além de importantes desgastes no seu navio. Os árabes pretenderam tratar-se de um erro, provocado pelo facto do «Stark» (que navegava ao largo das costas sauditas, próximas da zona de guerra) ter sido confundido com uma unidade naval do inimigo. Do lado norte-americano houve sanções tomadas contra alguns oficiais do navio. O «Stark», após uma ligeira reparação no Bahrein, regressou, pelos seus próprios meios, à sua base na Florida (Mayport), onde foi submetido a grandes trabalhos de restauro. Esta fragata ainda serviu, até 1998, no Atlântico e em água do Próximo Oriente, onde cumpriu várias missões. Foi mandada para a sucata em finais do século e desmantelada, num estaleiro especializado de Filadélfia, nos anos 2005-2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário