sábado, 20 de junho de 2015

«MELLO»

Navio que pertenceu -entre 1923 e 1964- à frota da Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes, Lda., com sede em Lisboa. Foi adquirido em segunda mão na Grande-Bretanha, onde havia usado os nomes de «Hebburn» e de «Graziella». O seu fabricante foi a firma de construção naval Blyth Shipbuilding, que o lançou à água em 1915. O «Mello» era um navio de carga geral, mas que tinha condições para poder assegurar (com algum conforto) o transporte de 12 passageiros. Apresentava uma arqueação bruta de 4 188 toneladas e media 112,77 metros de comprimento por 15,63 metros de boca. Pontal : 7,58 metros. Estava equipado com 1 máquina de 2 000 Ihp, que lhe proporcionava uma velocidade de 11 m.n./hora. O «Mello» navegava, habitualmente com uma tripulação composta por 33 membros. Do seu historial destacam-se dois episódios marcantes : o primeiro deles, ocorreu em 1943, ao largo das costas do Brasil, quando um violento incêndio se declarou a bordo, provocando 15 mortos. Segundo o inquérito, a causa do sinistro ficou a dever-se a um acto de sabotagem. O segundo, aconteceu no dia 27 de Novembro de 1964, perto de Mohammedia (na costa atlântica de Marrocos), quando este navio de bandeira verde e rubra ali encalhou, sem possibilidades de resgate. O que esteve na origem, obviamente, da perda total do «Mello». Não houve vítimas a lamentar.

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