sexta-feira, 17 de julho de 2015

«LA PROVENCE»

Paquete que integrou, em 1906, a frota da Compagnie Générale Transatlantique. Quando entrou ao serviço, era o maior navio de passageiros navegando sob bandeira francesa. Foi construído nos estaleiros de Penhoet, em Saint Nazaire. Com 13 752 toneladas de arqueação bruta, este paquete (o segundo do nome) media 190,67 metros de comprimento por 19,78 metros de boca. Estava equipado com 2 máquinas a vapor de tripla expansão com uma potência de 30 000 cv, força que lhe proporcionava a velocidade máxima de 21.5 nós. Utilizado na prestigiosa linha Havre-Nova Iorque, o «La Provence» (que também foi o primeiro paquete francês a beneficiar da TSF e a dispor de uma tipografia) distinguiu-se, em início de carreira, num despique com o «Deutschland», um seu congénere da HAPAG, que o navio francês derrotou numa corrida memorável entre a América do norte e a Europa. Em 1912, foi um dos navios que interceptaram os SOS's desesperados do «Titanic»; sem, contudo, poder prestar socorro ao navio que se afundava, por se encontrar demasiadamente longe do lugar da tragédia. Quando o primeiro conflito generalizado rebentou na Europa, em 1914, o «La Provence» foi um dos muitos paquetes seleccionados pelas autoridades militares para ajudar no esforço de guerra. Tranformado em cruzador auxilier, este navio serviu, essencialmente, no transporte de tropas, sendo seu destino mais frequente o Mediterrâneo oriental. No dia 23 de Fevereiro de 1916 -depois de já ter cumprido várias missões- o cruzador auxiliar em apreço foi surpreendido nas águas do estreito dos Dardanelos pelo submarino alemão «U-35», que o torpedeou e afundou. Para além da sua tripulação, o navio transportava 1 700 homens do 3º Regimento Colonial, que haviam embarcado em França três dias antes. No soçobro do navio -que durou 17 minutos a afundar-se- pereceram 1 100 pessoas, na sua maioria soldados. Entre as vítimas, estava o comandante; que antes da partida do seu navio do porto militar de Toulon, havia solicitado (sem ser atendido) que desembarcassem umas centenas de homens, pelo facto de, a bordo, não haver meios de salvamento para todos... Curiosidade : a tela que ilustra este 'post' é da autoria do famoso pintor Antonio Jacobssen e mostra o «La Provence» navegando em águas norte-americanas.

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