domingo, 16 de agosto de 2015

«HYDRA»

Navio couraçado da marinha real helénica. Foi construído em 1889  nos estaleiros de Saint Nazaire, França. Deslocava 4 885 toneladas e media 102 metros de comprimento por 15,80 metros de boca. Apesar de estar equipado com 2 máquinas a vapor de tripla expansão -com 6 700 cv de potência global- este navio ainda dispunha (à data do seu lançamento ao mar) de um sistema vélico, assente em 3 mastros. Podia atingir 17 nós de velocidade máxima e tinha um raio de acção de 5 560 km com o andamento reduzido a metade das suas reais possibilidades. O «Hydra» estava, inicialmente, armado com 3 canhões de 274 mm e com 5 outros de 150 mm. Curioso é o facto das suas mais poderosas peças de artilharia estarem concentradas à vante, numa bateria rotativa de dois níveis de fogo. Com a sua guarnição de 400 homens, este navio participou na guerra greco-turca de 1897. Nesse mesmo ano, o «Hydra» entrou no estaleiro de la Seyne-sur-Mer (onde permaneceu até 1900) para se submeter a grandes trabalhos de modernização; que alteraram sensivelmente a sua silhueta e todo o seu equipamento. Esteve na guerra de 1912 contra os Turcos, e participou nas batalhas de Ellis e de Lemnos, tendo, no entanto, o seu contributo sido dos mais modestos, devido à sua vetustez. Em 1914, quando eclodiu, na Europa, o primeiro conflito generalizado, a Grécia tinha um rei germanófilo (Constantino I), que não seguiu a 'Entente' na guerra contra os Impérios Centrais. Mas, em 1916, durante o chamado Grande Cisma grego, a tripulação do «Hydra» decidiu juntar-se aos partidários de Venizelos, que contestavam a monarquia e convidavam os Gregos a juntarem-se aos Aliados. Sabe-se ainda sobre este navio (gémeo do «Spetsai» e do Psara») que serviu um tempo como escola de artilharia, antes de ser reformado e enviado para a sucata. Foi desmantelado nos anos 20 do século passado. Nota : a fotografia do «Hydra» que aqui se mostra foi tirada depois da sua modernização em 1900.

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