domingo, 9 de agosto de 2015

«QUEEN MARY 2»

Quando este soberbo paquete da Cunard entrou em serviço no mês de Dezembro de 2003 era o mais longo, o mais largo e o mais alto navio de passageiros jamais realizado. O «Queen Mary 2» foi inteiramente projectado por uma equipa de arquitectos britânicos, liderada por Stephen Payne, e foi construído nos estaleiros navais de Saint Nazaire (França). A sua arqueação bruta é de 148 528 toneladas e as suas impressionantes dimensões são as seguintes : 345 metros de comprimento por 41 metros de boca por 10 metros de calado. Este navio desloca-se graças a um poderoso sistema propulsivo eléctrico integrado e a um conjunto de turbinas a gás, que lhe facultam uma velocidade de cruzeiro da ordem dos 26 nós. O «Queen Mary 2» foi o último grande navio construído para executar travessias transatlânticas e, simultaneamente, para participar, quando necessário, na rendosa indústria dos cruzeiros. Inicialmente registado na capitania do porto de Southampton, este gigantesco paquete tem uma tripulação permanente de 1 253 membros e pode receber um contingente de 2 620 passageiros. Que beneficiam, a bordo, de um acolhimento sem igual e dispõem de 'luxos' vários. Como, por exemplo, a utilização de 15 bares e restaurantes, 5 piscinas, 1 casino, 1 sala de teatro, cinemas, um salão de baile, um planetário (o primeiro a ser instalado a título permanente num navio de passageiros), serviços de saúde, etc.. Este navio, que foi lançado ao mar na presença da sua madrinha, a rainha Isabel II, passou -em 2011- sob gestão da Carnival Corporation e a hastear bandeira das Bermudas. O seu porto de registo é, actualmente, o de Hamilton. Apesar de já ter perdido o título oficioso de maior navio de passageiros do mundo, o «Queen Mary 2» continua a pertencer ao clube restrito dos gigantes dos mares.

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