quinta-feira, 9 de junho de 2016

«ARUNDEL CASTLE»

Este navio de passageiros de bandeira britânica navegou entre o Reino Unido e a África do Sul, de 1921 a 1958; cumprindo, assim, uma carreira 'record' de 37 anos e 8 meses de serviço. Construído nos estaleiros da firma Harland & Wolff, de Belfast (Irlanda do Norte), por encomenda da casa armadora Union-Castle Line, este paquete foi lançado à água em 1919 e fez a sua viagem inaugural (com término em Capetown) dois anos mais tarde. No início da sua vida activa, o «Arundel Castle» (segundo do nome) apresentava-se como um navio de 4 chaminés, podendo assegurar o transporte de mais de 1 000 passageiros. Em 1937, com 'design' e instalações julgadas ultrapassadas, entrou no estaleiro para sofrer uma profunda remodelação. E dali saiu quase irreconhecível, com apenas duas chaminés e com casco e superestruturas redesenhadas. A sua capacidade de transporte fora reduzida para metade, facto que ofereceu mais comodidade e segurança aos seus utentes. Que, durante muitos anos, foram, sobretudo, famílias de emigrantes europeus desejosos de recomeçar nova vida na África austral. Com a eclosão da 2ª Guerra Mundial, o navio em apreço foi requisitado pela 'Royal Navy' e encetou uma carreira militar como transporte de tropas. Depois do conflito, regressou à sua linha Southampton-Cidade do Cabo, perfazendo 211 viagens completas, sem incidentes de percurso dignos de registo. Este paquete terminou a sua vida activa em 1958 e, no ano seguinte, foi vendido como sucata. Em 1959, foi rebocado para Kowloon (Hong Kong), onde se procedeu ao seu desmantelamento. Na sua segunda fase de vida, este navio registava uma arqueação bruta de 19 118 toneladas e media 209 metros de comprimento por 22 metros de boca. A sua propulsão era assegurado por um sistema de turbinas a vapor e por 2 hélices, que lhe imprimiam uma velocidade de cruzeiro de 20 nós.

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