quinta-feira, 13 de outubro de 2016

«HAWAIIAN PATRIOT»

Petroleiro de bandeira liberiana (registado em Monróvia) e construído no Japão, em 1965, pelos estaleiros Mitsui Sempaku K.K.. Era um navio com 51 420 toneladas de arqueação bruta, e com um comprimento de 258 metros. Movia-se graças a maquinaria diesel, desenvolvendo uma potência de 23 000 bhp, força que lhe permitia navegar à velocidade máxima de 16,5 nós. Antes de ostentar o nome pelo o qual aqui é designado, chamou-se (entre 1965-1973) «Borgila», pertenceu à Olsen Fred - Ganger Rolf A/S e hasteou bandeira norueguesa; depois (entre 1973-1975) foi registado como «Oswego Patriot», pertenceu à Marine Transport Lines Inc e içou bandeira dos Estados Unidos da América; com a sua última identidade, esteve sob a responsabilidade (1975-1977) da Panagopoulos Indo-Pacific Carriers. A sua carreira de 'tanker' cessou, bruscamente, no dia 23 de Fevereiro de 1977, quando -carregado com 99 000 toneladas de crude proveniente da Indonésia-  tentou alcançar Honolulu, nas ilhas Hawai. Apanhado por uma tempestade em pleno oceano Pacífico, o casco do 'Hawaiian Patriot' terá aberto fendas, pelas quais se escaparam, de imediato, muitas toneladas de petróleo bruto. 18 000, ao que se supõe. A situação agravou-se algumas horas mais tarde e, já no dia seguinte, declarou-se um incêndio a bordo, que resultou em tremenda explosão. O petroleiro levou várias horas a afundar-se; mas no desastre morreu apenas um membro da sua tripulação. O naufrágio aconteceu a cerca de 360 milhas náuticas do território mais próximo (Hawai) e não causou a 'maré negra' que se chegou a temer que acontecesse. Pois, graças a marés e ventos favoráveis, a sinistra mancha que poluiu o oceano afastou-se para longe, para a infinidade do Pacífico norte. Mas terá causado, tanto à superfície como nas profundezas do oceano, prejuízos incalculáveis no ecossistema. Disso não haverá sombra de dúvidas. Nota : a fotografia que ilustra este texto mostra o navio em apreço, quando ele ainda se chamava «Borgila».

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